Página inicial

Notícia > Brasil

  • 15.08.2014 - 06:52

    Governo suspende a venda de 123 planos de saúde de 28 operadoras


     Do UOL, em São Paulo

    As vendas de 123 planos de saúde de 28 operadoras serão suspensas a partir do próximo sábado (16). Isso significa que temporariamente eles não poderão ter novos clientes, mas o atendimento aos atuais continua normal. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (14) pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

    Segundo a ANS, a suspensão foi determinada porque as empresas não respeitaram os prazos máximos de atendimento aos clientes e negaram, indevidamente, algumas coberturas.

    O objetivo da medida é impedir novas contratações e, ao mesmo tempo, garantir o atendimento aos cerca de 1 milhão de consumidores que já possuem contratos dos planos suspensos.

     

     

    As empresas Unimed Paulistana e a Viva Planos de Saúde foram as que tiveram as maiores quantidades de planos suspensos. A Unimed Paulistana está proibida de vender 35 planos. No caso da Viva, a comercialização de 13 planos está suspensa.

    Em nota, a Unimed Paulistana diz que está "no caminho" para atender a todas as exigências da agência e acredita que, em breve, a comercialização de todos os planos será liberada. "Estamos em constante processo de readequação de procedimentos internos para dar mais agilidade às demandas dos clientes", diz o comunicado.

    UOL não conseguiu, até a publicação desta reportagem, contato com a Viva.

    A Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge) diz, também por meio de nota, que as reclamações sobre o setor representam menos de 0,0047% do total de procedimentos e questiona a metodologia usada pela ANS para fazer as suspensões.

    "O setor considera importante o estabelecimento de prazos máximos de atendimento, mas entende que a metodologia de avaliação deve ser aperfeiçoada conforme sugestão já apresentada à ANS por todas as entidades nacionais representantes das operadoras de planos de saúde", diz a nota.

    A lista com todos os planos suspensos pode ser acessada no site da ANS (http://zip.net/bdpjnd).