Página inicial

Notícia > Política

  • 09.01.2025 - 08:14

    Vené abre cerco contra João arrodeado por carpideiras, “baba ovos” e a “eterna” senadora Nilda Gondim


    O senador turista colocou João na sua mira O senador turista colocou João na sua mira

    Por Marcos Marinho

    Vivendo o ocaso do mandato de vice presidente do Senado Federal, cargo que lhe deu a chance de “turistar” pelos quatro Continentes em viagens pagas pelo bolso do contribuinte brasileiro, e à falta de uma agenda mais propositiva para o Estado que o elegeu, o senador Veneziano Vital do Rego (MDB) deu o pontapé inicial ontem em Campina Grande no seu projeto em busca da difícil reeleição, plenamente ameaçada acaso se concretizem as candidaturas do governador João Azevedo, do antecessor Ricardo Coutinho e do ex-senador Cássio Cunha Lima, que embora seja seu mais novo “amigo de infância” não titubeará ante a possibilidade do “cavalo passar selado” e nele montar para derrotar o aliado.

    Como serão apenas duas as vagas em disputa e a possibilidade da certa eleição de Azevedo dificultar as chances de Veneziano, que o traiu despudoradamente sete anos atrás, a caminhada do senador será íngreme e extremamente complicada, ainda mais porque um outro nome de peso (de bolso e de ação), o de Daniela Ribeiro, que também busca a reeleição, é outro imenso complicador, podendo ela repetir sua performance em Campina Grande, onde derrotou Veneziano e Cássio surpreendentemente a uma só vez.

    Daniela contaria a seu favor com o maior cabo eleitoral do próximo pleito, seu filho Lucas sentado na cadeira de Governador com uma caneta cheia de tinta na mão para assinar portarias de nomeações Paraíba afora e convênios de obras e ações com todos os sedentos prefeitos de todos os partidos e todas as regiões do Estado.

    Em desfavor ainda de Veneziano contam o “desconfiômetro” já aberto do seu primeiro suplente, Ney Suassuna, não disposto mais a investir seus milhões com quem não soube honrar compromissos e ações lá atrás assumidos, um dos quais o de se licenciar em cada ano quatro meses, e o de um bocado de prefeitos que, embora tenham se beneficiado de alguns penduricalhos do seu mandato e mesmo de algumas emendas parlamentares para tocarem suas gestões, efetivamente não se mostram plenamente confiantes na palavra do ex-cabeludo campinense e disso já não fazem segredo nos cochichos de bastidores da política estadual.

    CÁSSIO NO RINGUE, COM LULA

    Ainda por cima, a iminente possibilidade de Cássio entrar no ringue com apoio de Lula & Cia. é outro indiscutível problema a tirar o sono do quase ex-vice presidente do Senado, sendo importante lembrar que Cássio, profundo conhecedor do “caminho das pedras” na República, goza de mais prestigio junto a Lula do que o próprio Vené, não tendo sido obra do acaso a visita que ele recebeu no final da semana em sua casa de praia na capital paraibana de dois dos mais importantes interlocutores do Presidente, o Ministro da Defesa José Mucio e o deputado federal Lindberg Farias, aquele que em plenário, quando ambos eram senadores, não optou por seguir o conselho do filho de Ronaldo para que fosse ‘tomar no c..’.

    O cenário a ser previsto é esse mesmo, de Lula apoiar Cássio e João Azevedo para as duas vagas ao Senado na Paraíba, deixando o irmão do presidente do TCU a chupar os dedinhos…

    O CASO DO CEDMEX

    Incomodado com a nebulosa perspectiva que se desenha nessas costuras tecidas pelo Palácio do Planalto e com medo de voltar a se indispor com “Cassinho” de Lula, não restou mesmo a Veneziano outro caminho que não seja este agora tomado, de bater e massacrar João Azevedo.
    Em farto material distribuído ontem pelo eficiente assessor Carlos Magno com a mídia estadual, o primeiro ato do projeto “acaba com João” veio à tona, revelando a estratégia mambembe do senador e sua troupe.

    O release de Magno diz que “O Vice Presidente do Senado Federal e presidente estadual do MDB da Paraíba, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), se solidarizou nesta segunda-feira (06) com os inúmeros pacientes que, por meio das redes sociais, vem protestando contra os péssimos serviços prestados pelo Centro Especializado de Dispensação de Medicamentos Excepcionais (Cedmex), em Campina Grande. Segundo Veneziano, apesar da nova unidade do centro ter sido entregue há poucos dias, os problemas de enormes filas, falta de medicamentos e infraestrutura continuam de forma permanente”.

    Para tão importante momento, onde não faltaram os repórteres da rádio Metropolitana e câmeras de TVs de internet pagas com verba da sua cota parlamentar, o quase ex-vice do Senado recrutou para lhe acompanhar um séquito realmente digno de registro: sua dileta esposa Ana Cláudia e uma cunhada desta; a matrona “eterna” senadora Nilda Gondim; dois “carregadores de pastas”, um “puxador” de ISSO; dois taludos jovens que nas campanhas são pagos para carregá-lo nos braços; o secretário municipal de Saúde Carlos Dunga; algumas das assessoras do seu gabinete com caras de carpideiras e meia dúzia dos famosos “baba ovos” tão comuns nesse tipo de evento.

    O texto de Carlos Magno informa que para o Senador, isso é mais um exemplo do descaso do Governo do Estado para com Campina Grande. “Lamentável observar idosos, crianças e demais pacientes aguardando horas em filas ao sol e chuva, na espera por uma ficha. Além disso, as reclamações de falta de medicamentos, falta de estacionamento, são constantes”, disse Veneziano, ao cobrar uma ação do Ministério Público contra o Estado, para que o governador respeite o direito assegurado pela Constituição de uma saúde pública de qualidade e aceso aos medicamentos.

    A justificativa para o ato de Veneziano foi de que “na manhã desta segunda-feira (06), pacientes que dependem do atendimento do CEDMEX, em Campina Grande, denunciaram em vídeo a falta de estrutura para os atendimentos. Segundo um dos pacientes, as pessoas enfrentam longas filas sob o sol, o que tem gerado desconforto e indignação”.

    RESPOSTA DO GOVERNO

    Por sua vez, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), sem adentrar no mérito exclusivamente político do ato, informou em nota que o aumento da demanda no Centro Especializado de Dispensação de Medicamentos Excepcionais (CEDMEX) é comum neste mês de janeiro, em decorrência dos feriados de final de ano. E que o Estado também recebeu na última sexta-feira (03) uma nova remessa de medicamentos que já está sendo disponibilizada para os usuários do serviço.

    “Diante disso, como já era esperado, na manhã desta segunda-feira (6) foi registrado um movimento mais intenso na nova sede do CEDMEX em Campina Grande”. A SES destaca que o atendimento teve seu início antecipado para aumentar a agilidade do serviço prestado à população e que no decorrer do dia o fluxo de usuários foi normalizado.

    A SES ainda informou que a Paraíba tem investido em campanhas educativas para elucidar sobre o calendário, horários e funcionamento do CEDMEX, e evitar deslocamentos desnecessários à unidade. Assim como, em dezembro do ano passado, foi firmado um contrato com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) para intensificar a distribuição de medicamentos e insumos para os hospitais da rede estadual de Saúde.

    A Secretaria reforçou que o estoque de medicamentos disponível no CEDMEX é suficiente para suprir a demanda no Estado e que, caso ainda possua remédios em casa, o usuário deve aguardar alguns dias para ir até a unidade, evitando assim a superlotação do serviço.

    O fato é que Veneziano já está em campanha e decidiu que do pescoço para baixo, em se tratando de João Azevedo, tudo será canela!

    Fonte: APalavraonline