Página inicial

Notícia > Brasil

  • 20.01.2021 - 17:37

    STF nega inclusão de deficientes em grupo prioritário da vacinação


    Neste quarta-feira (20), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, negou pedido liminar para inclusão de pessoas com deficiência nos grupos prioritários de vacinação contra o novo coronavírus na primeira fase do Plano Nacional de Imunização.

    O pedido foi feita pela Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, que pediu ainda a priorização dos respectivos cuidadores, acompanhantes e responsáveis.

    Ministro remeteu a solicitação ao Ministério da Saúde analise, que deverá analisá-lo.

    Conforme a decisão do ministro, o pedido, “por mais louvável que ele se afigure”, é genérico e abrangente, carecendo, portanto, de “avaliações técnicas mais aprofundadas e estudos logísticos de maior envergadura”.

    “(…) O atendimento da demanda exigiria a prévia identificação e quantificação das pessoas potencialmente atingidas pela medida, com o consequente estabelecimento de novas prioridades, relativamente a outros grupos identificados como preferenciais, já incluídos nos planos nacional e estaduais de imunização contra o novo coronavírus, providências que demandariam avaliações técnicas mais aprofundadas e estudos logísticos de maior envergadura, incompatíveis com uma decisão de natureza cautelar”, diz trecho da decisão.

    Lewandowski, alerta também que o pleito poderia causar ainda mais impactos no PNI, uma vez que os grupos prioritários foram, “presumivelmente”, definidos “a partir decritérios técnicos e científicos definidos pelas autoridades sanitárias”. E deve-se considerar a “notória escassez de imunizantes no País”. 

    https://gazetabrasil.com.br/