Página inicial

Notícia > Saúde

  • 02.05.2021 - 09:04

    RECONHECIMENTO: Brasil firma compromisso pela proteção aos trabalhadores da saúde


    Em reconhecimento aos trabalhadores pela dedicação durante as ações de enfrentamento da pandemia da Covid-19, o ano de 2021 foi declarado Ano Internacional dos Trabalhadores da Saúde e Assistência. A iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) foi solenizada durante a adesão da campanha Proteger. Investir. Juntos, que ocorreu na 4ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), realizada no dia 30 de abril. Na ocasião, o Ministério da Saúde firmou compromisso pela proteção dos profissionais da linha de frente do Sistema Único de Saúde (SUS).

    Durante a reunião, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ressaltou a importância da contribuição dos profissionais da saúde e assistência no combate à pandemia e a necessidade de continuar investindo na qualidade de trabalho desses profissionais. “A prioridade do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (SGTES), é ter olhar especial para os operadores da saúde na ponta com compromisso de continuar investindo”, disse.

    CO

    A adesão do Brasil à campanha demonstra a mobilização do Governo Federal em ampliar os investimentos e recursos a fim de superar a crise sanitária no país, com a proteção e condições adequadas de trabalho. Gestores das três esferas do SUS assinaram uma Carta de Compromisso em que reconhecem a necessidade dos investimentos que visam suprir as urgências da força de trabalho do SUS nos próximos anos.

    O evento reuniu o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Conselho Nacional de Saúde (CNS) e a Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (OPAS), que entregaram uma menção honrosa aos representantes dos conselhos federais das categorias da saúde presentes na solenidade (Medicina, Odontologia, Farmácia e Enfermagem).

    Com Gazeta Brasil