Página inicial

Notícia > Política

  • 11.09.2018 - 07:43

    PTRALHÃO: Palocci diz que Lula atuou diretamente em caso de propina


    ex-ministro Antonio Palocci afirmou ao Ministério Público, em novo depoimento no âmbito da Lava Jato, que, em alguns casos, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cuidou "diretamente" do pedido de propina. O depoimento foi prestado no dia 26 de julho, de acordo com o G1, na Operação Greenfield, que está investigando supostas irregularidades em fundos de pensão.

    A reportagem entrou em contato com a assessoria de Lula, que afirmou ser mentira o que foi dito pelo ex-ministro e atribuiu a fala a uma tentativa de Palocci para sair da cadeia através da contemplação de um acordo de delação premiada. 

    "Antes de ele ser candidato a presidente elege um representante na previc dos funcionários e quem procura candidato a presidente naquela campanha vitoriosa de 2002, e quando pela primeira vez o PT elege um representante na previ, o PT não era governo mas havia eleito um presidente pra procurar uma interferência nesse fundo é Emílio Odebrecht em nome da Braskem que tinha sociedade com os fundos de pensão e estaria tendo por parte desse representante do PT muitas dificuldades. Então, ele nós pede para interferir nisso", disse Palocci.

    "Ele sempre soube que tinha ilícito e sempre apoiou as iniciativas de financiamento ilícito de campanha, etc. Mas no caso, no pré-sal, ele começou a ter uma atuação pessoal", complementou o ex-ministro, ao ser questionado se foi a partir da descoberta do pré-sal que Lula passou a atuar. "Também posso citar o caso de Belo Monte, onde o presidente também se envolveu diretamente na operação dos fundos de pensão e sabia que a partir desse investimento e desse projeto haveria pedido de propina", disse.

     

    POR NOTÍCIAS AO MINUTO