Página inicial

Notícia > Brasil

  • 04.02.2015 - 08:41

    Oposição apresenta pedido de CPI da Petrobras na Câmara


     Segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo, a oposição ao governo Dilma protocolou com ajuda de deputados governistas um requerimento para a criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar irregularidades na Petrobras.

    O pedido, que foi realizado na Câmara, conta com 186 deputados de partidos como PSDB, DEM, PPS, PS, PDT, PR, PMDB, PSD, PP e Solidariedade.

    Para que a comissão seja de fato validade é necessária vontade política de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que foi eleito presidente da Câmara. Mas, atualmente, o político vive um desgaste em sua relação com o executivo.

    Em entrevista ao jornal, Cunha alegou que a abertura da CPI seguirá o regimento natural da casa. Para que a CPI da Petrobras seja viabilizada, a equipe técnica da Câmara vai analisar se o pedido segue a normais regimentais, como objeto definido para investigação e o número mínimo de assinaturas de apoiamento, que é de 171 parlamentares.

    Por sua vez, a oposição alega que apresentou o pedido de abertura de investigações da estatal para evitar uma manobra do PT que pudesse impedir a comissão. Como apenas cinco CPIs podem funcionar ao mesmo tempo, o partido preparava novos pedidos para anular novos pedidos.

    Além da CPI que investiga a Petrobras, a oposição apresentou outros dois pedidos para investigar a divulgação de pesquisas eleitorais e analisar denúncias contra planos de saúde.

    (Com informações da Folha de S.Paulo)

    Leia mais em: http://zip.net/bdqKxw