Notícia > Política
-
23.08.2024 - 09:49
Médico Tarcísio Campos cita conquistas no movimento sindical
Garantias como a implantação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) para médicos de João Pessoa em 2008, além da posição contrária às terceirizações nos hospitais da capital em 2011, na sua gestão como presidente do Sindicato dos Médicos da Paraíba (Simed-PB), foram algumas das conquistas destacadas pelo pré-candidato a vereador de João Pessoa, Dr Tarcísio Campos (PSD), numa entrevista a uma rádio local nesta terça-feira (13)
O pré-candidato a vereador de João Pessoa lembrou da sua trajetória há 21 anos na diretoria do sindicato dos médicos que começou quando ainda era estudante de medicina em Campina Grande. “A gente tem que estar disposto a buscar sempre o melhor, principalmente para a saúde da população”, lembrou.
Dr Tarcísio disse ainda que o SUS precisar quebrar barreiras e não montar barreiras, pois independentemente de onde for atendido, o paciente tem que ter atendimento agilizado. “É preciso lutar para desburocratizar o sistema para a população ter mais acesso à assistência e transparência”, disse.
Ele defendeu o acesso do paciente a lista das cirurgias eletivas por meio de um portal da transparência, e os casos de emergência precisam ser respeitados.
Em sua trajetória, lembrou de destacar o diálogo com os gestores públicos que passaram a entender que a medicina e a saúde como um todo devem ser respeitadas e os profissionais valorizados.
Ainda lembrou da estrutura da alta e média complexidade com hospitais de ponta na capital, como também da importante e necessária porta de entrada do sistema que é a Atenção Primária, onde a saúde deve ser tratada de forma suprapartidária, pois lida com vida e não pode haver interferência na assistência.
Dr Tarcísio que também é anestesista, lembrou da situação caótica da precarização de materiais nas cirurgias de alta complexidade em 2011 com o uso das furadeiras domésticas. “Recebi o chamamento da categoria por me considerar um legítimo representante e vamos buscar os espaços necessários para benefício da população. Se não for lá, a gente vai continuar nossa luta”, destacou.
Ele lembrou que João Pessoa está organizada na saúde e tem os equipamentos necessários para fazer uma excelente prestação de serviços e trabalhar em parceria com o governo, mas o setor ainda pode melhorar mais.
O pré-candidato elogiou a atuação dos órgãos de controle pois têm um papel fundamental, e por meio deles, o Simed-PB conseguiu extirpar um câncer que foram as terceirizações pois não trazem benefícios que as pessoas acham. “Temos como ter resolutividade aqui na capital e adjacências”, disse
Defendeu ainda a adoção de outras políticas públicas, dentre tantas, a Segurança Pública, pois a saúde perpassa por outras áreas para garantir mais qualidade de vida para a população.
Na escolha do partido, lembrou da luta em favor da saúde e contrário às terceirizações que recebeu na época, o apoio da então deputada estadual e hoje presidente do partido na Paraíba, Daniela Ribeiro, a quem chamou de um grande braço na defesa da categoria e população. Outro fator pela escolha da sigla se deu pela boa experiência nas prefeituras em diversas cidades Brasil afora.
Dr Tarcísio Campos ainda defendeu as cooperativas médicas que têm uma mão de obra qualificada, corpo técnico de excelência profissional e jurídico, e podem ajudar não só na capital, mas na interiorização das especialidades médicas que a população ainda carece.
Finalizou a entrevista parabenizando os colegas médicos pelo Dia do Psiquiatra, comemorado nesta terça-feira (13), e lembrou da necessidade de cuidar da população que precisa dessa importante especialidade em razão das crescentes estatísticas de doenças mentais, e ainda dos profissionais da assistência que também enfileiram as estatísticas, em decorrência da pressão e estresse da rotina.
“Sempre ajudamos outros candidatos e agora temos a chance de colocar um nome com o aval da categoria médica. Se cada médico defender o nosso nome, haveremos de chegar a outras parcelas da população. A minha luta continua, pois tenho compromisso com a saúde e não é de agora. A minha vontade é de acertar, e aonde estiver sempre vou defender essa bandeira”, declarou o pré-candidato a vereador, Dr Tarcísio Campos.