Notícia > Municipal
-
14.11.2013 - 09:12
Homens mostram conscientização durante o Novembro Azul
A Campanha “Novembro Azul” que busca alertar a população masculina para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, vem ganhando corpo na cidade de Patos, seja nas Unidades Básicas de Saúde ou em órgãos parceiros da Campanha. Na manhã desta quarta-feira, 13 de novembro, foi a vez do 3° Batalhão de Polícia Militar de Patos (3° BPM) sediar mais uma ação da campanha, que contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Patos e também da Clínica Escola de Fisioterapia das Faculdades Integradas de Patos (FIP).
Os médicos Dr. Eliseu de Melo (Urologista), Dr. Segundo (Urologista) e Dr. Jucélio (Proctologista), participaram do momento através de uma palestra educativa, além da oferta de consultas médicas.
O programa Saúde do Homem, executado pela Secretaria Municipal de Saúde de Patos, esteve presente realizando diversos serviços e atendimentos voltados ao público masculino do 3° BPM, a exemplo de atendimento odontológico, teste rápido de HIV, distribuição de preservativos, consultas médicas e exames preventivos. Os profissionais do NASF’s também contribuiram com as ações.
De acordo com a Secretária de Saúde, Ilana Motta, a cidade de Patos possui um diferencial importante no tocante à campanha Novembro Azul, pois foi informada pelo Ministério da Saúde como o único município do Estado da Paraíba a possuir uma equipe de profissionais exclusiva e atuando permanentemente no programa Saúde do Homem. O programa Saúde do Homem atende todas as semanas percorrendo cada unidade de saúde do município oferecendo atendimentos ao público masculino, de terça a sexta, das 18:00h às 21:00h.
Para a prefeita Francisca Motta, a mobilização da Novembro Azul vem crescendo e a conscientização dos homens também, tendo em vista a grande quantidade de participantes em cada ação realizada.
Já o comandante do 3° BPM, Tenente Coronel Cunha Rolim, disse que houve uma grande participação e que isso se deve ao fato da massificação da campanha. Ele ainda destacou que os homens estão aos poucos entendendo a importância de cuidar da saúde, sobretudo os militares que trabalham em uma profissão considerada de certa forma estressante.
O evento ainda abriu espaço para um farto café da manhã e o sorteio de brindes com os participantes.