Página inicial

Notícia > Notícias

  • 26.11.2019 - 00:28

    Frente fria provoca chuva forte sobre o Nordeste


    Uma frente fria avançou para o litoral da Bahia e encontra um ar muito quente que pelo interior do Nordeste. O choque deste ar muito quente com o ar mais frio da frente fria estimula a formação de nuvens muito carregadas que podem provocar chuva forte e ventania em vários estados do Nordeste.

    Na manhã de hoje, a chuva já caía forte em áreas do interior do Piauí. Em Canto do Buriti choveu 34,2 mm em 3 horas. Na madrugada desta segunda-feira, 25 de novembro, um forte temporal caiu sobre a região de Itapetininga, na Bahia, causando 30,8 mm em apenas 1 hora de chuva, segundo o INMET - Instituto Nacional de Meteorologia. Na tarde de ontem, uma rajada de vento chegou aos 102 km/h, pela medição do INMET.

    Ainda na Bahia, a região de Ipiaú teve rajadas de 88 km/h no fim da tarde de ontem durante um temporal que deixou 37,4 mm em apenas 2 horas. 

    Calor + frente fria

    O choque do ar muito quente com o ar mais frio que veio com a frente fria que  hoje está próxima de Salvador estimula a formação de nuvens muito carregadas que podem provocar os temporais. 

    Durante esta segunda-feira tem risco de chuva forte, com raios e fortes rajadas de vento na Bahia, exceto no sul do estado, no centro-sul do Maranhão e do Piauí. A chuva pode ser forte e volumosa também em Salvador.

    Calor passa dos 40°C

    Na tarde do domingo, 24, a temperatura passou dos 40°C em vários estados do Nordeste. Das 10 maiores temperaturas registradas no Brasil pelo INMET -  Instituto Nacional de Meteorologia - foram em locais do Nordeste e 5 delas na Bahia.

    Risco de temporais nesta terça

    O tempo fica bastante instável sobre vários estados do Nordeste nesta terça-feira, 26 de novembro. Uma frente fria permanece no litoral norte da Bahia e áreas de instabilidade se espalham sobre vários estados do Nordeste.

    Há risco de chuva forte, com raios e fortes rajadas de vento em Salvador e por quase toda a Bahia (o extremo sul do estado, região de Porto Seguro, não tem chuva nesta terça-feira), no interior do  Maranhão, do Piauí, no sertão do Ceará, do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco, de Sergipe e de Alagoas.

    Entre as capitais, tem risco de chuva forte em Salvador e em Teresina. 

    Terra