Página inicial

Notícia > Notícias

  • 08.10.2019 - 05:27

    Extremote. Lucena comemora aumento de 45% no ISS

    Aumentar fonte Aumentar fonte Diminuir fonte Diminuir fonte

    O vereador de João Pessoa, Thiago Lucena (PMN), usou a tribuna da Câmara Municipal nesta quarta-feira (2), para fazer um balanço das conquistas do Pólo de Tecnologia Extremo Oriental das Américas (Extremotec), projeto idealizado pelo vereador e que tem garantido bons frutos à Prefeitura da Capital. Adotado pela gestão do prefeito Luciano Cartaxo (PV) e aprovado pela Câmara Municipal em 2017, a iniciativa de fomentar negócios por meio de benefícios fiscais, garantiu um aumento, apenas no primeiro ano, em 2018, de 45% na arrecadação do Imposto Sobre Serviço (ISS).
     
    “Nós tivemos resultados em números muito surpreendentes e quero agradecer o acolhimento da Prefeitura Municipal de João Pessoa, quando nós protocolamos nesta Casa uma indicação de projeto e a gestão transformou em um projeto de Lei. A gestão municipal garantiu um aumento de 45% do ISS apenas no primeiro ano tendo um imposto a 2%. E ainda sequer foi contabilizado o ano de 2019. Ou seja, teve uma redução de 60% no valor do ISS, mas garantiu um aumento de 45% na arrecadação”, destacou.
     
    Conforme o vereador, o aumento na arrecadação surpreendeu também a Prefeitura de João Pessoa que estimava um crescimento apenas no quarto ano após a implementação do projeto. “A projeção que a Prefeitura fazia no impacto financeiro orçamentário de 5% para 2% no ISS era que os investimentos só retornariam em um tempo estipulado de três anos, ou seja, apenas a partir do quarto ano”, lembrou.
     
    O vereador lembrou que outro fator fundamental para a atração de novas empresas para João Pessoa foi a questão da mão de obra. “Temos uma mão de obra qualificada e preparada para trabalhar. Temos notícias de novas empresas que estão chegando e isso representa mais trabalho para os pessoenses. Quando vemos isso, com a Extremotec possibilitando a abertura de novos postos de trabalho, podemos dizer que estamos falando de política pública para geração de emprego”, destacou.
     
    Exemplo – Sobre a Extremotec, o vereador deu exemplo de uma empresa que passou a operar em João Pessoa, faturava R$ 300 mil reais por mês, e com uma operação de compra dessa empresa por uma americana, e trazendo essa operação de ISS para João Pessoa, passou a faturar R$ 4,2 milhões. “E isso se reverte em recolhimento para a Prefeitura para que possa ser investido na cidade, em calçamento de ruas, em PSFs construídos, em escolas construídas”, disse.
     
    Durante pronunciamento na Câmara Municipal, o vereador ainda destacou a importância do ex-secretário da Receita, Adenilson Ferreira, na implementação do Extremotec na Capital. “Ele colocou o projeto em baixo do braço e junto conosco e com as empresas conseguimos consolidar. O prefeito acolheu também fruto desse engajamento, por ver que pessoas que trabalhavam com ele abraçaram o projeto”, disse.
     
    Reconhecimento – O vereador Bruno Farias (Cidadania) elogiou o Extremotec e a iniciativa do vereador Thiago Lucena. “E porque eu parabenizo? Porque a ideia do Extremotec partiu desta Casa Legislativa através da iniciativa do vereador Thiago Lucena. O prefeito Luciano Cartaxo reconheceu o apelo do vereador Thiago e encaminhou para esta Casa um projeto de Lei com os mesmo princípios e diretrizes. Com a Extremotec, a Capital partiu de 784 para 905 empresas de tecnologia na nossa cidade, o que acarretou no acréscimo de arrecadação nesse setor”, disse.
     
    Os vereadores Bosquinho (PSC) e Damásio Franca (Progressista) também parabenizaram a iniciativa da Extremotec que partiu da Câmara da Capital por meio de um projeto de indicação do vereador Thiago Lucena. “Por meio desse projeto, Thiago eleva o Poder Municipal a condição de um espaço de pensadores capazes de produzir ações que beneficiam a população”, disse Bosquinho.
     
    Para Damásio Franca, a iniciativa de Thiago Lucena foi fundamental para o crescimento e desenvolvimento da Capital, principalmente no setor tecnológico. “Deixo aqui o meu reconhecimento para essa iniciativa fundamental para essa nova realidade por que passa a nossa cidade”, afirmou.
     


    Assessoria