Notícia > Política
-
06.10.2024 - 07:55
Eleições 2024: Em Guarabira, a rivalidade história de Paulino e Toscano na disputa pela prefeitura
A cidade de Guarabira, localizada na região do Brejo, é o 9º maior colégio eleitoral da Paraíba. Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), o município tem 43.190 eleitores, o que corresponde a 1,34% do total de eleitores no estado. Para as Eleições 2024, duas candidaturas estarão em disputa pela prefeitura: Léa Toscano (União Brasil) e Raniery Paulino (Republicanos).
Léa Toscano
Ex-prefeita da cidade, Léa Toscano é viúva do também ex-prefeito Zenóbio Toscano e mãe da deputada estadual Camila Toscano. Ela é apoiada pelo atual prefeito Marcus Diogo, que foi vice de Zenóbio em 2016, assumiu o comando da cidade com a morte do seu companheiro de gestão e depois foi reeleito em 2020.
Filiada histórica do PSDB, agora em 2014, Léa Toscano será candidata pelo União Brasil e terá como candidato a vice-prefeito Raimundo Macedo, do MDB, partido que historicamente foi comandado pela força opositora à Família Toscano: os Paulinos.
Maria Hailéa Araújo Toscano tem 74 anos, se declara branca, viúva, administradora, tem ensino superior completo e, de acordo com os dados fornecidos à Justiça Eleitoral, possui R$ 15.359.975,35 em bens.
Raniery Paulino
Ex-deputado estadual, Raniery Paulino disputará pela primeira vez o cargo de prefeito de Guarabira, a sua cidade natal. Filho do ex-governador Roberto Paulino e da ex-prefeita de Guarabira, Fátima Paulino, Raniery assumiu uma vaga na Câmara Federal – na condição de suplente – em janeiro deste ano, por um período de quatro meses.
Filiado durante toda a vida pública ao MDB, ele decidiu deixar o partido em 2022 e se filiou ao Republicanos. No pleito deste ano, em Guarabira, terá como candidata a vice-prefeita, a médica Flávia Paredes.
Roberto Raniery de Aquino Paulino tem 45 anos, se declara branco, casado, ocupação não informada, tem ensino superior completo e, de acordo com os dados fornecidos à Justiça Eleitoral, possui R$ 1.925.734,58 em bens.
FONTE: F5online