Página inicial

Notícia > Notícias

  • 03.01.2019 - 06:08

    Donald Trump não renuncia a muro na fronteira


    Em reunião com líderes democratas na Casa Branca nesta quarta-feira (2), Donald Trump permaneceu inflexível em relação à exigência de construir um muro na fronteira com o México, de acordo com a agência AFP. O governo continua parcialmente paralisado enquanto o presidente não consegue obter a verba para construir o muro.

    Na véspera da inauguração do novo Congresso, que começa suas sessões nesta quinta-feira (3), as negociações sobre a lei de orçamento ficaram estagnadas e nenhum dos grupos cedeu.

    Trump afirmou que vai manter a situação atual "pelo tempo que precisar" e insistiu que o orçamento deve incluir uma verba para a construção de um muro na fronteira com o México.

    Os democratas, que a partir desta quinta-feira, retomarão o controle da Câmara dos Deputados, consideram que esse muro não é a resposta mais apta a uma questão complexa como a imigração. Eles também consideram que a cerca de metal já existente é suficiente.

    Mais cedo, o presidente já havia previsto que a paralisação "pode durar muito tempo", garantindo que a destinação de 5,6 bilhões de dólares para a construção do muro é "uma quantia pequena, tratando-se de um assunto de segurança nacional".

    Outra alternativa

    Para sair da paralisação orçamentária, os democratas apresentaram uma alternativa que a equipe Trump rejeitou de antemão.

    O plano da oposição seria renovar até 30 de setembro os orçamentos das agências que não estão sujeitas a qualquer controvérsia e prolongar apenas até 8 de fevereiro o orçamento do Departamento de Segurança Interna, que é responsável pelas fronteiras.

    Os republicanos controlam o Senado, mas qualquer lei orçamentária precisa de 60 votos, então também deve contar com o apoio de alguns democratas.

    O vice-presidente, Mike Pence, chegou a propor que os democratas aprovassem metade do valor do orçamento (2,5 bilhões de dólares), mas Trump disse que não aceita nem o meio termo. Se não conseguir o valor total, não assina nada.

    Jogos políticos

    O presidente norte-americano se mostrou convencido de que a opinião pública está a seu lado.

    "O México vai pagar o muro graças ao novo acordo comercial T-MEC", disse Trump em um tuíte nesta quarta, reiterando uma de suas promessas de campanha de que o país vizinho deveria financiar a construção o muro. (G1)