Página inicial

Notícia > Policial

  • 31.07.2019 - 18:19

    “Doleiro dos doleiros”, Dario Messer é preso pela Polícia Federal


    Dario Messer, conhecido como o “doleiro dos doleiros”, foi preso nesta quarta-feira (31/07/2019), pela Polícia Federal, em São Paulo. Ele é alvo da Operação Câmbio, desligo, braço da Lava-Jato no Rio de Janeiro. Messer é um antigo doleiro carioca que, após ter sido citado no caso Banestado – maior escândalo de lavagem de dinheiro da história do Brasil –, saiu do país.

    Segundo a inteligência da PF, o doleiro estava em São Paulo no apartamento de uma amiga. Mas vivia entre a capital paulista e o Paraguai.

    Deflagrada em 3 de maio de 2018, a Câmbio, desligo investigou a movimentação de recursos ilícitos no Brasil e no exterior por meio de operações dólar-cabo, entregas de dinheiro em espécie, pagamentos de boletos e compra e venda de cheques de comércio.

    A delação dos doleiros Vinícius Vieira Barreto Claret, o Juca Bala, e Cláudio Fernando Barbosa, o Tony, resultou na operação. Dario Messer era um dos principais alvos da ação, conhecido como controlador de um banco em Antígua e Barbuda com 429 clientes.

    Relembre o caso
    A Operação Câmbio, desligo contou com a parceria do Ministério Público Federal (MPF) e teve como alvos doleiros que enviavam dinheiro para o exterior sem passar por instituições financeiras. O esquema envolve cerca de três mil offshore em 52 países, que movimentavam US$ 1,6 bilhão. As empresas eram usadas para ocultar os verdadeiros donos dos recursos.

    Segundo as investigações, o grupo usava até softwares para monitorar o dinheiro. Autorizadas pela 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, foram cumpridas 43 ordens de prisão preventiva no Brasil e seis de prisão preventiva no exterior e quatro de prisão temporária, além de 51 mandados de busca e apreensão. 

    https://www.metropoles.com/brasil/doleiro-dos-doleiros-dario-messer-e-preso-pela-policia-federal