Página inicial

Notícia > Saúde

  • 06.02.2019 - 05:12

    Conheça os inúmeros benefícios da moringa para a saúde


    A moringa, também chamada de árvore da vida ou acácia branca, é uma planta medicinal que possui grande quantidade de vitaminas e minerais, como ferro, carotenoides, quercetina, vitamina C, entre outros, que proporcionam maior efeito antioxidante e anti-inflamatório.

    Essa planta pode ser utilizada para tratar algumas doenças respiratórias, diminuir a ansiedade, perder peso e, inclusive, controlar a concentração de glicose no sangue em pessoas diabéticas.

    O nome científico da moringa é Moringa oleifera e a sua parte mais utilizada são as folhas, que podem ser consumidas na forma de chá, cápsulas ou pó, podendo ser encontrada em lojas de produtos naturais, internet e farmácias de manipulação.

    Benefícios da moringa

    • A moringa pode ser utilizada para diversas situações, sendo seus principais benefícios:
    • Aumenta a capacidade respiratória, ajudando a combater doenças como a asma;
    • Previne da diabetes, pois possui propriedades que ajudam a regular o estresse oxidativo, o que reduz os níveis de açúcar no sangue, protegendo as células;
    • Protege o coração, pois evita a absorção de colesterol no intestino e formação de placas de gordura nas artérias, diminuído assim o risco de doenças cardiovasculares;
    • Regula a pressão arterial, já que melhora a circulação sanguínea por causa do seu efeito vasodilatador;
    • Auxilia na perda de peso, pois possui fibras e proteínas que ajudam a aumentar a sensação de saciedade;
    • Previne e combate a anemia, já que as suas folhas possuem grande quantidade de ferro (105 mg por cada 100 g de folha), favorecendo a formação de glóbulos vermelhos;
    • Aumenta as defesas do organismo, pois é constituída por substâncias, com vitamina C, polifenóis e betacaroteno, que estimulam o sistema imune;
    • Possui efeito analgésico e anti-inflamatório devido a presença de isotiocianatos, quercetina e ácido clorogênico, que são substâncias que ajudam a diminuir o processo inflamatório, aliviando os sintomas de reumatismo e inflamação da próstata, por exemplo;
    • Protege e hidrata a pele devido à grande quantidade de vitaminas do complexo B, C, E e A que possui, favorecendo, assim, a cicatrização da pele;
    • Melhora a saúde do sistema digestivo, pois previne e auxilia no tratamento de úlceras estomacais, além de ajudar a combater a prisão de ventre devido a sua grande quantidade de fibras;
    • Ajuda a tratar as hemorroidas, pois possui efeito vasodilatador, estimulando a circulação sanguínea;
    • Melhora a visão, pois é constituída por beta-caroteno, que é um componente precursor da vitamina A que, dentre outras funções, é responsável por manter a saúde da visão;
    • Ajuda a diminuir os efeitos da menopausa, uma vez que ajuda a controlar os níveis de inflamação e estresse oxidativo durante esse período, fazendo com que a concentração de hormônios durante a menopausa fiquem estáveis.

    Propriedades da moringa

    As propriedades da moringa incluem ação antioxidante, anti-inflamatória, analgésica, antidiabética, vasodilatadora, anticolinérgica, antirreumática e cicatrizante.

    Chá de moringa

    O chá de moringa é a forma mais utilizada de consumo, pois é rápido e fácil de fazer e pode ser consumido a qualquer momento do dia.

    Ingredientes

    250 mL de água;

    10 g (1 colher de sopa) de folhas de moringa.

    Modo de preparo

    Para fazer o chá de moringa basta acrescentar as folhas de moringa em água fervente, tapar e deixar repousar por cerca de 5 minutos. Em seguida, coar e beber pelo menos 2 xícaras do chá por dia.

    Outras formas de consumo

    Apesar de ainda não haver comprovação científica da dose diária recomendada para que a planta tenha efeitos no organismo, alguns estudos sugerem que seja consumido cerca de 150 a 200 mg por dia para que existam benefícios.

    A dose diária depende da forma como o a planta é consumida, sendo outras formas de consumo além do chá:

    Cápsulas: Normalmente é indicado o consumo de 1 a 3 cápsulas por dia que devem ser consumidas juntamente com as refeições, no entanto a quantidade de cápsulas pode variar conforme a marca do produto, uma vez que podem ter concentrações diferentes de moringa. Por isso, é importante consultar um fitoterapeuta para que se possa saber a quantidade ideal de cápsulas por dia.

    Sementes: As sementes de moringa também pode ser consumidas, porém é recomendado descascar as sementes e consumir juntamente com um copo de água, sendo indicado o consumo de 3 gramas por dia, o que corresponde a 2 a 3 sementes.

    Pó: O pó pode ser usado de diversas maneiras, podendo ser adicionada entre ½ e 1 colher de chá em sucos, sopas, café iogurte e até mesmo chá.

    Apesar de já ter diversos benefícios comprovados, a moringa ainda está em estudos, pois ainda não se sabe o tempo que essa planta pode ser consumida sem que existam efeitos colaterais. Além disso, ainda não se sabe de fato qual a quantidade diária mínima recomendada que essa planta medicinal pode ser consumida para que tenha benefícios para a saúde.

    Efeitos colaterais e contraindicações

    O consumo da moringa pode resultar em alguns efeitos colaterais, como por exemplo náuseas, vômitos e diarreia. É recomendado evitar o consumo da raiz e de seus extratos, pois contêm substâncias tóxicas que podem causar paralisia e, inclusive, pode levar a pessoa à óbito.

    A ingestão de moringa não é recomendada para mulheres grávidas e lactentes, pois essa planta medicinal pode interferir na produção de leite materno. Esse efeito ainda não está devidamente comprovado cientificamente, pois isso, é importante consultar o médico antes de consumir a moringa. 

    FONTE: www.tuasaude.com