Página inicial

Notícia > Saúde

  • 26.09.2019 - 02:54

    Conheça os alimentos que ajudam a combater a anemia


    A anemia é o nome genérico de uma série de condições caracterizadas pela deficiência na concentração da hemoglobina – elemento do sangue com a função de transportar oxigênio dos pulmões para as células do organismo – ou na produção das hemácias, os glóbulos vermelhos. A queda na hemoglobina tem como consequência um enfraquecimento geral na performance do corpo, gerando cansaço, fraqueza, raciocínio lento, tontura, falta de ar e indisposição. O problema pode ser tratado com medicamentos e ajustes na alimentação.

    Os alimentos capazes de combater a anemia são os ricos em ferro, como fígado, carne vermelha e feijão. Consumir alimentos ricos em vitamina C, como laranja, limão ou morango, também pode ajudar a amenizar o problema, uma vez que melhora a absorção do ferro pelo organismo.

    Incluir estes alimentos na dieta pode garantir a quantidade de ferro necessária, aumentando os níveis de hemoglobina no sangue. Contudo, saber o tipo de anemia e a sua causa é fundamental para o sucesso do tratamento. Ou seja, o acompanhamento médico é obrigatório.

    Veja alimentos que são indicados para pessoas que estão com anemia:

    1. Carnes vermelhas
    As carnes vermelhas contêm grande quantidade de ferro e vitamina B12, e por isso devem ser consumidas cerca de duas a três vezes por semana.

    2. Rins, fígado ou coração de galinha
    Algumas partes específicas das carnes, como rins, fígado e coração de galinha também contêm muito ferro e vitamina B12. Grelhados ou cozidos podem ser introduzidos na alimentação.

    3. Pão de cevada ou integral
    O pão de cevada e o integral contêm alto teor de ferro, por isso, pessoas que têm anemia devem substituir o pão branco por este tipo de pão.

    4. Vegetais escuros
    Salsa, espinafre ou rúcula, além de serem ricos em ferro, também são fontes de cálcio, vitaminas, betacaroteno e fibras, ótimos para manter o equilíbrio do organismo. Assim, devem integrar o preparo de saladas e sopas.

    5. Beterraba
    Devido ao alto teor em ferro, a beterraba também é ótima para combater a anemia. Uma boa forma de utilizá-la é misturar o vegetal nas saladas ou preparar sucos, que devem ser tomados diariamente.

    6. Feijão preto
    O feijão preto é rico em ferro, mas, para melhorar a sua absorção, é importante acompanhar a refeição com sucos de frutas cítricas. A vitamina C melhora a absorção do ferro.

    7. Frutas com vitamina C
    Laranja, limão, tangerina, toranja, morango, abacaxi, acerola, caju, maracujá, romã ou mamão são frutas ricas em vitamina C, que é muito importante para potencializar a absorção do ferro.

    (Com informações do portal Tua Saúde.)