Página inicial

Notícia > Brasil

  • 16.01.2015 - 05:16

    Cerveró afirma que lobista atuava em mais áreas da Petrobras


     Nestor Cerveró, ex-diretor da área Internacional da Petrobras, afirmou nesta quinta-feira (15), em depoimento à Polícia Federal, que o lobista Fernando Soares (conhecido como Fernando Baiano) atuava em outras duas diretorias da estatal: a de Abastecimento e a de Gás e Energia. As informações são do blog Painel, da Folha de S.Paulo

    A diretoria de Abastecimento foi comandada por Paulo Roberto Costa por oito anos (de 2004 a 2012), e a de Gás e Energia teve como líderes Ildo Sauer (de 2003 a 2007) e Maria das Graças Foster, atual presidente da Petrobras (de 2007 a 2012).

    Sem mencionar datas, Cerveró relatou a dois delegados da Polícia Federal, em Curitiba, que conheceu Fernando Baiano em 2000, e que o lobista "continuou frequentando a Petrobras representando outras empresas, tendo se dirigido a outras diretorias".

    Preso na madrugada desta quarta-feira (14), Cerveró disse que mantinha uma certa relação de amizade com Baiano, acusado de desviar cerca de US$ 40 bilhões de propina em 2006 e 2007 para intermediar a contratação, pela Petrobras, de navios-sonda.

    Apesar de Baiano representar empresas interessadas nos contratos, o ex-diretor da área Internacional da estatal disse aos investigadores "não ter recebido ou lhe ter sido oferecida qualquer vantagem financeira" pela transação. Cerveró ainda afirmou acreditar que Baiano "recebesse algum tipo de comissão" por intermediar contratos entre empresas privadas e a Petrobras, mas não soube informar o valor.

    O ex-diretor declarou não possuir contas em seu nome ou de terceiros no exterior, e que nunca recebeu pagamentos fora do país "a qualquer título". Cerveró afirmou ainda nunca ter mantido contato com o doleiro Alberto Youssef, relatando que o viu pela primeira vez na carceragem da Polícia Federal em Curitiba, onde está desde quarta-feira.

    (Com informações do blog Painel, da Folha de S.Paulo)

    Leia mais em: http://zip.net/bfqCKG