Página inicial

Notícia > Saúde

  • 22.04.2019 - 06:12

    Amora: ela melhora a saúde, a pele, os cabelos e ajuda a emagrecer


    Além de ser uma fruta linda e deliciosa, a amora é também riquíssima em vitaminas, minerais e uma série de nutrientes que fortalecem o organismo. Ela é excelente contra o envelhecimento, ajuda regular a pressão arterial, deixa o sistema imunológico mais resistente e é capaz até mesmo de prevenir o câncer.

    Mas, o benefícios da amora não param por aí. O consumo diário da fruta também deixa a pele e os cabelos mais bonitos e mais saudáveis, por ser uma fonte riquíssima de vitaminas A, E e C.

    Para as mulheres, os efeitos da amora no organismo são ainda melhores no período da menopausa. Isso porque a fruta é capaz de combater os principais sintomas dessa fase, como as ondas de calor, as mudanças de humor e até mesmo ressecamentos vaginal.

    E as vantagens dessa fruta não param por aí. Assim como o chá das suas folhas, a amora ajuda a eliminar os quilinhos extras e a manter o funcionamento do intestino em dia.

    Depois dessa lista você, com certeza, vai querer correr ao supermercado para comprar seu próprio estoque de amoras.

    Melhora a pressão arterial

    A fruta é uma ótima fonte de resveratrol, um tipo de antioxidante flavonoide, que atua diretamente na vasoconstrição de veias e vasos sanguíneos. No sangue, eles atuam reduzindo a ação do angiotensin, um hormônio responsável pela elevação da pressão sanguínea; e potencializando a produção de óxido nítrico, hormônio que estimula a vasodilatação.

    A amora também é fonte de minerais potentíssimos para o bom funcionamento da circulação sanguínea, como potássio, magnésio e manganês. Logo, a consumo diário da fruta é excelente na prevenção de doenças dos coração, como enfartes e acidentes vasculares.

    Fortalece o sistema imunológico

    A cada 36.4 mg de amora, é possível encontrar 100 mg de vitamina C. Isso significa que a fruta é riquíssima em vitamina C e que ela funciona como um reforço e tanto para o sistema imunológico.

    Aliás, uma outra curiosidade sobre esse ponto é que a amora conta com praticamente a mesma proporção de vitamina C que a laranja, com a vantagem de contar com menos açúcar e mais proteínas em sua composição.

    Protege a visão

    A ação dos radicais livres também acelera o envelhecimento da retina, comprometendo a visão. Por ser rica em carotenoides, mais especificamente de zea-xanthin, a amora reduz os danos causados pelos radicais livres, melhorando a visão e protegendo a retina contra doenças como a catarata.

    Melhora a memória

    A amora também é riquíssima em ferro. Só para que você tenha ideia, a cada 1.85 mg da amora, é possível encontrar 100 mg de ferro.

    Esse mineral, aliás, é essencial para a boa circulação sanguínea, já que é o principal componente da hemoglobina, célula responsável por carregar o oxigênio no sangue. Quando o sangue está bem oxigenado, a memória é estimulada, assim como a coordenação motora e várias outras funções cerebrais.

    Fortalece os ossos

    Além do ferro, que também é excelente para a saúde e para a regeneração do tecido ósseo, a amora também é fonte de vitamina k e de cálcio. Juntos, esses nutrientes ajudam a fortalecer os ossos e os dentes.

    Eles previnem ainda doenças como a osteoporose, além retardar o desgaste natural ósseo, causado pelo envelhecimento.

    Ajuda a emagrecer

    A amora, como já citamos, é uma fruta de baixo teor de açúcar, rica em proteínas e cheia de vitaminas, especialmente as do complexo B e a K. Juntamente com as fibras dessa fruta, esses nutrientes contribuem para uma alimentação saudável e potencializam até mesmo o emagrecimento. Ela é muito nutritiva e saudável, por exemplo, para o café da manhã e o lanche da tarde.

    Mas, não é só a fruta que auxilia na perda de peso. O chá das folhas da amora, rico em uma substância chamada 1-deoxynojirimycin, potencializa o funcionamento do intestino e bloqueia a enzima que digere os carboidratos, fazendo com que parte deles seja eliminada.

    Combate o envelhecimento

    Por ser rica em antioxidantes, especialmente as vitaminas A e E, o consumo regular dessa fruta é capaz de desacelerar a ação dos radicais livres derivados do oxigênio. Isso significa que a amora é um potente aliado contra o envelhecimento e contra os problemas que vêm junto com ele, como o câncer, as doenças neurológicas, inflamações e infecções bacterianas.

    Melhora a pele e o cabelo

    As vitaminas A e E que já citamos, também são um verdadeiro tesouro para a saúde da pele, especialmente no caso da pele seca.

    Sem contar as propriedades anti-UV dos carotenoides, que ajudam a regular a síntese de melanina, é a defesa natural do corpo contra a ação do sol. Por esse mesmo motivo, os carotenoides, também retardam o branqueamento dos cabelos.

    Neutraliza os sintomas da menopausa

    A junção das vitaminas A, K, B e E, C e do ferro, nutrientes abundantes na amora, também é um excelente aliado contra os sintomas típicos da menopausa, como ressecamento íntimo, a irritação, a ansiedade, o nervosismo, a memória fraca, as dores musculares e nas articulações, as ondas de calor, o suor frio, as dores de cabeça, a redução da libido, as dificuldades para dormir, a depressão e os problemas urinários. 

    Por Thamyris Fernandes/areademulher