Página inicial

Notícia > Estadual

  • 21.03.2017 - 05:20

    Passadas as homenagens, deputado quer retomada das obras do Eixo Norte


     A homenagem a Lula e Dilma que será realizada em Monteiro, no próximo domingo (19), na opinião do deputado estadual Jeová Campos (PSB) é justa e merecida, mas, o parlamentar reitera que passada essa comemoração, as atenções dos parlamentares nordestinos devem se voltar para a cobrança da retomada das obras do Eixo Norte, paralisadas desde julho do ano passado, e outras questões que vão assegurar que as águas do Velho Chico cumpram sua missão com a transposição. Jeová já confirmou presença no ato em Monteiro.

                "Como vamos garantir que todos os municípios tanto da margem direita, quanto esquerda dos rios por onde essa água da transposição passará tenha saneamento, como desassoriar os rios, como decompor as matas ciliares nos leitos destes rios, quem vai pagar o preço desta água, por que o projeto, aprovado pela ex-presidente Dilma, que liga Caiçara a Engenheiro Ávidos está engavetado? Por que esse canal ainda nem sequer foi iniciado? Nós temos vários temas para abordar sobre a Transposição, a partir da próxima semana, principalmente, sobre a retomada das obras do Eixo Norte. O governo sinalizou essa semana que já tem uma empresa habilitada, mas quando efetivamente ela começará a atuar? Essas são questões urgentes", afirmou o parlamentar.
     
                Segundo Jeová, o caminho da transposição é longo e os desafios ainda são imensos. "A Agência Nacional das Águas (ANA), por exemplo, está patinando sem saber o que fazer com as águas. Ela, recentemente, liberou água de Engenheiro Ávidos para os cocos de Sousa e ficamos sem água. É preciso pensar num modelo de gestão destas águas para que a transposição cumpra seu papel social e econômico que é o de possibilitar a ampliação de negócios e de perspectivas. Questões tais como essa água vai ser utilizada, de que forma, por quem, para que além de matar a sede, etc são fundamentais e o debate político deve ser conduzido por ai", lembra Jeová. (Assessoria)