Página inicial

Notícia > Mundo

  • 19.09.2017 - 12:14

    Com intensidade máxima, Furacão Maria causa destruição no Caribe


     O furacão Maria, a segunda grande tempestade a atingir o Caribe neste mês, avançou em direção às Ilhas Virgens norte-americanas e Porto Rico, nesta terça-feira (18), depois de assolar a pequena nação-ilha de Dominica, causando devastação generalizada.

    Maria, uma tempestade "extremamente perigosa", voltou à categoria 5, a mais elevada na escala de intensidade, ao passar cerca de 325 quilômetros a sudeste de St. Croix, nas Ilhas Virgens, com ventos constantes de 260 km/h, de acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC).

    A tempestade se abateu sobre Dominica, nação-ilha de 72 mil habitantes no leste caribenho, no final de segunda-feira e provocou devastação generalizada, disse o primeiro-ministro, Roosevelt Skerrit, no Facebook.

    "Honestamente, não estou preocupado com o dano físico neste momento, porque é devastador... de fato, chocante. Meu foco agora está em resgatar os que estão retidos e providenciar assistência médica para os feridos", disse.

    Com ventos contínuos máximos de 250 km/h, a tempestade atingiu a ilha na condição de furacão de categoria 5, disse o NHC.

    "Os ventos arrancaram os telhados de quase todas as pessoas com as quais conversei ou fiz contato", disse Skerrit. "O telhado da minha própria residência oficial foi um dos primeiros a serem levados, e isto aparentemente desencadeou uma avalanche de telhados arrancados na cidade e no interior".

    Embora a intensidade do furacão possa variar no próximo dia ou dois, Maria deve continuar como uma tempestade de categoria 4 ou 5 na escala Saffir-Simpson, segundo o NHC, sediado em Miami. (G1)